segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

Jogar pelo seguro...

Existem manchetes: "Venezuala diz "sim" à proposta de Chávez, oposição apela à vigilância". (Público, 3/12/07)
É de mim, ou houve alguém que meteu água?

terça-feira, 20 de novembro de 2007

Fim da corrida ao tacho?

É manchete do Público de hoje:
"PSD quer funcionar como empresa e contratar assessores por concurso".
Se isto avança mesmo, há muito menino que vai a correr desfiliar-se da JSD (e lamber botas um bocadinho mais à esquerda).
[mas algo me diz que na prática não vai mudar grande coisa... ou não estivessemos nós em Portugal]

segunda-feira, 19 de novembro de 2007

A moda do assobio

Os atletas da selecção nacional de futebol fizeram-se virgens ofendidas por terem sido assobiados na partida frente à Arménia. Podiam ter alguma razão: os adeptos estão lá para apoiar, não para apupar. Mas os assobios não se deveram a uma qualquer ingratidão dos 'apoiantes' da selecção, deveram-se a mais uma exibição paupérrima de uma equipa de vedetas que, em toda a qualificação para o Euro2008, apenas cumpriu os serviços mínimos. E quando os assobios pretendem espicaçar a equipa, eu aplaudo-os.

quinta-feira, 8 de novembro de 2007

David Fonseca - "Dreams in Colour"


Trecho da crítica publicada na última edição d’A CABRA (vide o PDF).

Dreams in Colour é o álbum mais colorido, luminoso e – talvez mesmo – eufórico da carreira do leiriense, obra pop de uma mestria comprovada, que, sem ficar para a história da humanidade, entretém muito bem. Ao longo de 11 faixas há de tudo: assobios, palmas, coros, magia pop. Ouvem-se influências electrónicas mais destravadas, as baladas mais inocentes (poucas) e muita música contagiante.

PS: Se eles deixassem, a nota era 7,5/10

meia-culpa (crenças fatais)

Recebi algumas críticas, com uma certa razão, ao último post. Não acho "bem feita" a morte de alguém. Nunca o acharia. Apenas usei essa expressão extremista para assinalar o ridículo da situação.
Aquela mulher morreu devido ao seu fanatismo religioso. Eu vejo alguma nobreza no acto de morrer por uma crença, mas também vejo muito de estupidez e egoísmo - principalmente se pensarmos que ela 'escolheu' deixar órfãos os filhos recém-nascidos.
Anyway, usei uma expressão infeliz: mea meia-culpa.

terça-feira, 6 de novembro de 2007

Crenças fatais

Leio no Público de hoje:

“No Reino Unido, uma jovem mãe de 22 anos, testemunha de Jeová, recusou uma transfusão de sangue e morreu poucas horas depois de dar à luz dois gémeos, noticiou a BBC on-line. A morte aconteceu dia 25 de Outubro. (...) No sistema britânico, os médicos, obrigados a respeitar o credo religioso dos pacientes, não podiam ter contrariado a decisão de Emma Gough que, como testemunha de Jeová, acredita que aceitar uma transfusão é pecado”.

Só me ocorre um pensamento: bem feita.

quarta-feira, 31 de outubro de 2007

Zimbabwe

Cimeira UE-África: presidência portuguesa confirma convite ao Zimbabwe

Ganham a hipocrisia e o politicamente correcto. Perdem a liberdade, a democracia e os direitos humanos.
Bravo, senhor Amado! Bravo, senhor Sócrates!!

Ninguém é perfeito [senão seria deus]

O melhor futebolista de todos os tempos. Não por ser perfeito ou genial, mas simplesmente por não tentar sê-lo. Incorrigível, imperfeito, humano como todos nós. Capaz do melhor e do pior. Ou seja, simplesmente único.
Diego Armando Maradona fez ontem 47 anos. Há mais de 10 que o mundo já não o vê fazer coisas destas. É pena.

terça-feira, 30 de outubro de 2007

A televisão e os líderes populistas

Sarkozy abandona a meio entrevista à CBS.

Calculo que o tenham interrompido para transmitir, em directo, a chegada de um treinador de futebol...

segunda-feira, 29 de outubro de 2007

Ensaio sobre a lucidez

"Mesmo que me dê decepções o comunismo é uma convicção"
José Saramago, em entrevista ao DN de ontem [só está um pequeno cheirinho no link]. Espero chegar aos 84 anos e dizer o mesmo.

quarta-feira, 24 de outubro de 2007

Política cultural

Ontem fui ver Jesus Cristo Super Star (JCSS), de borla. A expressão a fixar é ‘de borla’, pois não sou fã do género musical e nunca teria pago para ver tal coisa. Mas nem por isso deixei de apreciar criticamente o espectáculo. E que tenho a dizer é: JCSS é um espectáculo cénico imponente e majestoso sobre a ascensão e queda de um Messias (portanto, uma espécie de congresso do PSD). Contudo, à excepção disso, não passa de uma encenação panfletária e, grande parte das vezes, chata.
Em suma: 4/10

terça-feira, 23 de outubro de 2007

Tiago Bettencourt & Mantha - "O Jardim"


Neste início de Outono feito Primavera, um disco primaveril: O Jardim. A nova invenção de Tiago Bettencourt é uma tentação ora pop/rock ora balada-pianinho. É certo que, por vezes, o recurso à repetição-exagerada-de-expressões-que-fazem-um-efeito-engraçado soa a abuso... mas à excepção disso, temos um belo disco, com momentos semi-épicos e outros quase-Toranja.
Ouçam-se O labirinto, O lugar, Voo e O jogo. Depois, há duas canções (antitéticas) excepcionais: Outono e Fim da Tarde.
Nota final:
7,5/10

sábado, 20 de outubro de 2007

existencialismos

De chofre, a revelação: Deus morreu no big bang e apenas permanece na comunhão dos nossos corpos e no pôr-do-sol à beira-Douro. E agora, o que fazer com as religiões?

quarta-feira, 17 de outubro de 2007

Títulos

- “Parlamento turco autoriza ofensiva contra rebeldes curdos no Norte do Iraque”
- “James Watson diz que os negros são menos inteligentes que os brancos”
- “Bush: impedir bomba atómica iraniana é a única forma de evitar 3ª guerra mundial”
- “Caixa Geral de Aposentações diz que não considerou incapaz professora com cancro na língua”

Às vezes, leio cada estupidez, que chego a pensar que não sou deste mundo.

terça-feira, 16 de outubro de 2007

Adriano

Morreu, há 25 anos, Adriano Correia de Oliveira. Com ele morreu um pouco do Portugal da resistência, da luta, da solidariedade e do NÃO à exploração do homem pelo homem. O País lavou as mãos, encasacou-se, pôs a gravata e tornou-se um novo-rico snob e imbecil. Mas enquanto subsistirem vozes - Godinho, Zé Mário, JP Simões, tantos mais - que nos alertam para essa situação e tentam inverter esse caminho, vai haver sempre alguém resiste, alguém que diz não.

segunda-feira, 15 de outubro de 2007

Uma bandeira, um novo país


De 20 e 24 de Outubro, Toquelau, na Polinésia, vai votar a sua independência da Nova Zelândia. Os cerca de mil habitantes rejeitaram-na em 2006, mas agora prevê-se a vitória do ‘Sim’.

Isto fez-me pensar em algumas curiosidades:
1.Toquelau pode tornar-se o segundo Estado mais pequeno do Mundo, a seguir ao Vaticano – no qual eu, que sou agnóstico, não acredito.
2.Parecendo que não, este caso é capaz de ser menos polémico que o da independência do Kosovo.
3.Porque raio é que a Madeira não faz o mesmo?

sábado, 13 de outubro de 2007

Serviço Público

Programa da televisão do Estado (laico) para hoje:
6h30: Fátima, 90 anos de fé
...
10h00: Fátima, 90 anos de fé
...
14h05: Fátima, 90 anos de fé
16h50: Futebol: Azerbeijão-Portugal

...
21h00: A voz do cidadão
21h30: Operação Triunfo
...

Espero que haja Fado na OT, para o contribuinte assistir a um verdadeiro dia dos três F's, como nos tempos da velha senhora...

PS: Já agora, em vez d'A voz do cidadão" não seria melhor uma "Comunicação ao país do Presidente..." ou "Conversa em família" do (outro) Marcello?

sexta-feira, 12 de outubro de 2007

Nobel da Paz para Al Gore [e Painel Intergovernamental para as Alterações Climáticas]

Porquê? Porque é que os prémios Nobel estão transformados numa vénia ao politicamente-correcto-que-já-foi-de-esquerda-mas-agora-é-de-bloco-central-e-parece-que-agrada-a-todos-e-não-incomoda-ninguém?
Desculpem a reacção escandelizada. Com certeza foi ingenuidade minha pensar que podia ser doutra forma. Tal como é ingenuidade minha achar que o fenómeno Al Gore é apenas o resultado de uma "charopada" de marketing hiper-mediatizada. Sim, com certeza é isso.

quinta-feira, 11 de outubro de 2007

Igreja & Ciência: dois braços do mesmo negócio?

Leio no DN: “A canonização dos videntes de Fátima Jacinta e Francisco está ainda dependente da comprovação da cura milagrosa de uma criança com diabetes. Os peritos médicos do Vaticano estão insatisfeitos com o alegado milagre que sustenta o processo de atribuição do estatuto de santos aos pastorinhos e vão pedir novos dados. Se estes forem inconclusivos, será necessário outro milagre”.
E eu que pensava que a religião era a negação de todas as verdades científicas...

quarta-feira, 10 de outubro de 2007

A bomba kosovar

O primeiro-ministro kosovar, Agim Ceku, garantiu ontem que, se as negociações sobre o estatuto de independência não chegarem a um consenso até 12 de Dezembro, vai declarar a independência de modo unilateral.
Essas “negociações” estão a ser "fiscalizadas" (leia-se instrumentalizadas ou manietadas) pela troika Rússia (pro-Sérvia), EUA (pro-Kosovo) e UE (que, enquanto apoia o Kosovo, assobia para o ar).
Com o anúncio de Ceku, quem acha que vai cair uma bomba no regaço da presidência portuguesa da UE?

terça-feira, 9 de outubro de 2007

A puta da vidinha

Acorda. Segue no lufa-lufa, roda vida, corre corre. Metro túnel confusão. Entra na corrente, sem chuva dissolvente, e não pára. Ninguém pára, ninguém tenta, ninguém veta. Segue a agitação matutina-vespertina sem parêntesis ou intervalos. Calcorreia os trilhos da puta da vidinha por 400 euros mal pagos. Vive o sufoco do tédio contabilista de colarinho branco aprumado – amestrado pelo chefe de repartição. Corre de novo no meio da multidão. Segue a puta da vidinha até casa e sossega, enfim. Acorda.

segunda-feira, 8 de outubro de 2007

Dia 1

Tamanho máximo legal: Independentemente do género ou formato, não vai haver qualquer post neste blog que ocupe mais que os 500 caracteres que este ocupa. Mais que uma pseudice ou cedência à era imediatista em que vivemos (na qual parece proibido escrever, contar ou pensar além do aqui e agora), a escrita nos "500 caracteres" que dão nome ao blog pretende tornar-se uma imagem de marca. Como se diz na topo da página, vai haver “reflexões, opiniões ou abstracções”. Para fazer pensar, mas sem maçar.

 

Web Page Counters
dell desktop coupon codes